sábado, 31 de outubro de 2009

Lubuntu, cadê você!?!?!?

Bom, outro post sobre o mundo linux.

Há alguns meses, li no Guia do Hardware que a Canonical (Mark Shuttleworth) havia convidado o criador do projeto LXDE para, juntos, criarem uma versão oficial (não sei porque deixaram o U-lite de fora dessa...) do Ubuntu com LXDE, o LUBUNTU, e foi feita toda uma propaganda por sites especializados, bom, como eu tenho um super computador de última geração (a ultima geração de 2000...) pra fazer testes com distros leves, achei que fosse conseguir testar uma versão final do sitema já agora, com o Karmic Koala, mas não foi bem assim...

Acredito que a migração do Debian para o Ubuntu, além dos softwares a fazer parte deste projeto estão dando muito trabalho, ou então apenas resolveram lança-lo oficialmente na versão LTS. E na minha humilde opinião, depois de pensar melhor, será mais agradável ter uma versão mais leve com suporte por mais tempo, e dessa forma os bugs estarão em uma quantidade bem menor, ou talvez nem haja mais bugs, já que uma primeira verão Alpha saiu agora, e é um Alpha 14, o que leva a supor que a Canonical pretende mesmo ter um projeto bem estruturado e sem problemas. Então melhor aguardar um pouco mais.... :)

Enquanto isso, na sala de justiça, a gigante do mundo linux, Canonical, faz o seu corriqueiro e tão aguardado lançamento simultâneo da distribuição mais usada nos Desktops ao redor do mundo e de seus filhos mais ilustres (Ubuntu, Ubuntu Studio, Kubuntu, Xubuntu, Mythbuntu e o renascido das cinzas Edubuntu), todos na versão 9.10, codinome Karmic Koala.

Infelizmente não tenho espaço no HD (por enquanto, em breve farei um upgrade necessário em meu desktop!) para testar todas as versões, entretanto venho utilizando o Ubuntu desde o ano passado como meu sistema principal, e não me arrependo, pois ultimamente (desde janeiro quando comecei a usar o Jaunty) o sistema tem ficado extremamente leve, ainda mais funcional e estável. Só tenho problemas com um hardware complicado no notebook de minha esposa, um STI 1462, em relação ao vídeo que sempre dá pau, nada que uma mexida no xorg não resolva, mas eu não sei se vai funcionar agora, vou testar daqui a pouco e depois eu posto o resultado.

Mas creio que as outras versões devem ter herdado um pouco da estabilidade dessa nova versão do Ubuntu, com exceção talvez do Kubuntu, pois a versão estável do KDE, a 4.3, ainda é muito instável e cheia de problemas, já melhorou muito, mas ainda não chega aos pés da versão 3.5, infelizmente.

Bom é isso, linux users, façam download testem e diga o que achou, dúvidas?? Poste! No que puder eu ajudo!! Onde eu não puder ajudar, Ubuntu Forum! Não tem banda larga?! Putz... eu sei como é ruim! Mas sempre há uma solução!! E a canonical disponibiliza CDs originais do Ubuntu e Kubuntu (ambos, tanto gratuitamente através após um rápido cadastro no site, eles demoram um pouco pra chegar (de 2 a 8 semanas) mas chegam, bem embalados e "totalmente de grátis".

Para download ou mesmo pedido de CD acesse os sites abaixo:
- Ubuntu
- Kubuntu
- Xubuntu
- Ubuntu Studio
- Mythbuntu
- Edubuntu

Não se engane com os sites em inglês, basta selecionar a Português (Brasil) na inicialização, e rodar o live cd ou instalar no seu computador, caso não tenha como gravar em cd ou dvd instale em um pendrive, caso use Ubuntu basta usar a opção: Sistema > Administração > Criar disco USB inicializavel, caso use alguma outra distribuição ou então o Janelas (Ruindous, la plaga!) use o Unetbootin para criar um pendrive inicializável, muito simples e rápido. Bem, é isso! Abraço a todos.

O lado bom: Minha filhinha tá linda e só crescendo!!! E também arrumei um Mortbook (um notebook ruim das pernas mas que ainda funciona, doação de minha mãe! :D
O lado ruim: Ô calor dos infernos.... dá 36 graus à noite aki em Teresina.... :(

Nenhum comentário:

Postar um comentário