sábado, 12 de junho de 2010

Ubuntu para Todos!!

Olá novamente, eu estava pesquisando uma tabela em .ods para acompanhar os resultados da Copa do Mundo (o pessoal do BrOffice fez uma, que tá excelente, e em formato aberto .ods!!Pra pegar clique aqui!) e acabei topando com uma coisa muito legal :)
Uma reportagem do Jornal Nacional falando do significado da palavra Ubuntu! Bom, nós que utilizamos linux conhecemos muito bem essa palavra, afinal ela foi a palavra escolhida para nomear a distribuição linux mais utilizada no planeta em Desktops e atualmente a distribuição que estou usando! Xiii, falei grego?! Seguinte:

Direto da Wikipédia:

Ubuntu é um sistema operacional (português brasileiro) ou sistema operativo (português europeu) de código aberto construído em volta do núcleo GNU/Linux baseado no Debian, sendo o sistema operativo de código aberto mais popular do mundo. É patrocinado pela Canonical Ltd (dirigida por Jane Silber).

O Ubuntu diferencia-se do Debian por ser lançado semestralmente, por disponibilizar suporte técnico nos dezoito meses seguintes ao lançamento de cada versão (em inglês) e pela filosofia em torno de sua concepção.

A proposta do Ubuntu é oferecer um sistema operativo que qualquer pessoa possa utilizar sem dificuldades, independentemente de nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações físicas. O sistema deve ser constituído totalmente de software gratuito e livre, além de isenta de qualquer taxa. Actualmente uma organização cuida para que cópias sejam remetidas em CDs para todo o mundo sem custos.

A Comunidade Ubuntu ajuda-se mutuamente, não havendo distinção de novatos ou veteranos; a informação deve ser compartilhada para que se possa ajudar quem quer que seja, independentemente do nível de dificuldade. Os fãs do Ubuntu são conhecidos como ubuntistas, ubunteiros ou ubunteros.

O sistema operativo Ubuntu está em primeiro lugar no Distrowatch [1], página especializada em catalogar o desempenho e uso dos muitos sistemas operativos com núcleo Linux.

Bom agora que vc sabe o que é o Ubuntu linux vamos ao significado da palavra Ubuntu, também na wikipédia:

Ubuntu é uma ética ou ideologia de África (de toda a África, em particular a palavra é de origem Bantu. É uma filosofia Africana que existe em vários países de África) que foca nas alianças e relacionamento das pessoas umas com as outras. A palavra vem das línguas dos povos Banto; na África do Sul nas línguas Zulu e Xhosa. Ubuntu é tido como um conceito tradicional africano.

Uma tentativa de tradução para a Língua Portuguesa poderia ser "humanidade para com os outros". Uma outra tradução poderia ser "a crença no compartilhamento que conecta toda a humanidade". [1]

Uma tentativa de definição mais longa foi feita pelo Arcebispo Desmond Tutu:

Uma pessoa com ubuntu está aberta e disponível aos outros, não-preocupada em julgar os outros como bons ou maus, e tem consciência de que faz parte de algo maior e que é tão diminuída quanto seus semelhantes que são diminuídos ou humilhados, torturados ou oprimidos.[1]

E foi esse segundo significado apresentado na reportagem do Jornal Nacional, que é algo da essência do próprio mundo do software livre! E que é algo que todos deveríamos utilizar para guiar nossas vidas! :)

E como essa reportagem ficou maravilhosamente bem feita, por ter, na minha humilde opinião, conseguido apresentar a essência do significado de Ubuntu ou do Ubuntu creio que era quase uma obrigação minha colocá-la em meu blog!

Portanto, Ubuntu para todos!




Lado bom: Alguma coisa me diz que vou passar num concurso decente antes do próximo ano!!
Lado ruim: Minha filhinha viajou.... ô saudade!

2 comentários:

  1. Puxa até eu entendi! (era pra ser uma piada rsrs
    mas ninguém riu =/)
    Realmente, nós temos muitas palavras de origem africana, principalmente de bantu (muchila, ãhã), bem, valeu pela informação, Ubuntu p/ todo mundo!(x2)

    (OBS: Blog legal)
    Ass. Adivinha quem é
    buuu...

    ResponderExcluir