sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Konqueror 4.5 com WebKit (Kubuntu 10.04 - Lucid Lynx)

Olá a todos novamente,

Resolvi fazer nova postagem sobre Linux (faz tempo que não posto nada...) falando de uma novidade!

Esta semana foi lançada a versão 4.5 do KDE SC, como tenho o Kubuntu instalado em meu Mortbook (Um notebook ECS que voltou das cinzas diversas vezes, já queimou 3 HD's, o inverter do vídeo, a bateria, já pegou inúmeras quedas, mas ainda resiste funcionando com um pendrive como HD, só em casa e com monitor externo!! :), resolvi atualizar a versão do KDE, para tanto segui os passos do site do Kubuntu (acrescentando o backport do PPA do KDE) e a instalação prosseguiu sem incovenientes.

Após a instalação, resolvi testar uma das tão faladas novidades do novo KDE, o uso do WebKit como motor de funcionamento do Konqueror, pra ter certeza se, com isso, o Konqueror se tornou realmente utilizável! Até porque com o motor KHTML o Konqueror é muito lento, tanto na exibição quanto no carregamento das páginas.

Eis que me deparei com um problema, depois de muito procurar por uma forma fácil de fazer a mudança (fuçei em todos os menus de cofiguração do Konqueror e do KDE), descobri que o motor WebKit não vem instalado por padrão, mas só hoje consegui encontrar um site em inglês (digitizor.com) que tinha a solução para a instalação do WebKit. E resolvi fazer esta postagem no nosso bom e velho Português Brasileiro para que tenhamos essa facilidade!! :)

Primeiro: Instalemos o pacote kpart-webkit, com o seguinte comando:


sudo apt-get install kpart-webkit
Ou então procurando pelo pacote atraves do KPackageKit:



Após a instalação execute o seguinte comando:

keditfiletype text/html
Esse comando vai abrir a janela abaixo, e basta abrir a guia Embutir, selecionar WebKit e movê-lo para o topo clicando no botão Mover para Cima.


Agora, abra o seu Konqueror e ele ja vai estar sendo executado como WebKit. Mas se o computador travar (comigo aconteceu, mas é o Mort!! Tenho que dar um desconto pois o bichinho é velho e cansado!), apenas reinicie, mas se quiser evitar um possível travamento, antes de abrir o Konqueror reinicie a sessão!

Pronto, na postagem em inglês o autor disse que o Konqueror ficou até 8 vezes mais rápido com o WebKit, eu não fiz nenhum teste e não posso afirmar isso, mas que ficou mais rápido e mais suave, tanto na exibição quanto na abertura dos sites, isso ficou! Ficou incomparavelmente melhor! Tanto que estou fazendo esta postagem através dele! Bom, é isso!! Grande abraço a todos!

O Lado Bom: Esse ano foi o meu primeiro Dia dos Pais como pai de verdade, ano passado minha princesa ainda não tinha nascido! :D

O Lado Ruim: Os dentinhos de minha filhinha tão nascendo... como a coitada tá sofrendo... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário